* QUINZINHO FERNANDO * (2 de Dezembro de 2015)
Ontem, Dia Internacional do Rafeiro, o nosso querido QUINZINHO FERNANDO partiu para o Céu de Cão. Não resistiu, infelizmente, à gravíssima doença que o afectou, e de que aqui demos conta aos nossos Amigos, apesar dos cuidados intensivos e especializados que recebeu. Foi com enorme consternação que tomamos conhecimento do diagnóstico – infecção por Erlichia e Babesia, vulgarmente conhecida por “febre da carraça” – e com indescritível angústia que acompanhamos a evolução, tão rápida como trágica, desta doença, com a qual nunca antes tínhamos tido qualquer contacto directo. Este rafeirinho amoroso foi, de facto, o primeiro caso – e infelizmente a primeira vítima mortal – de “febre da carraça”, aqui no P.T.N., e é-nos difícil descrever a nossa sensação de impotência, perante uma situação como esta, impossível de controlar, e a nossa tristeza pela perda deste lindo “cãopanheiro”!… O “QUINZINHO FERNANDO” (nome que lhe demos por ele apresentar semelhanças com dois outros antigos residentes do P.T.N., o QUIM e o FERNANDINHO) estava connosco desde Outubro de 2013. Quem aqui o deixou, com uma enorme camada de sarna – tentando forçar o portão para o meter aqui dentro, e dizendo, ao ser apanhado em flagrante, que se tratava de um cãozinho que andava a deambular na rua, aqui perto, o que constatamos ser mentira… – sabia perfeitamente, o risco em que colocava os cães acolhidos no P.T.N., pois já tínhamos acolhido, a seu pedido, e uns dias antes, um outro cãozinho com necessidades especiais… mas, mesmo assim, não se coibiu de abandonar aqui o QUINZINHO “FERNANDO” (que tinha outro nome…) – pois o facto é que, depois deste episódio e de mil desculpas e justificações, nunca mais nos contactou, para saber dele ou do outro cãozinho, que, por certo, ainda cá continua. O “QUINZINHO FERNANDO”, que entretanto tratamos e castramos, era cego do olho esquerdo, e teve alguma dificuldade em adaptar-se, inicialmente, à vida “em matilha”, pois estava nitidamente habituado à companhia humana, que, aqui, naturalmente, não podemos dispensar a todos com a frequência e durante todo o tempo que desejaríamos. De um cãozinho muito carente e, paralelamente, um pouco agressivo para com os outros, no entanto, o QUINZINHO foi-se transformando, gradualmente, num “cãopanheiro” muito sociável, cheio de energia, e muito brincalhão e simpático, que cativava facilmente todos aqueles que tinham contacto com ele. O seu melhor amigo, o BERNARDINHO FREITAS, com quem passava horas em alegres brincadeiras, sente, já, a falta dele… e todos nós, os elementos da Equipa, também… porque nos afeiçoamos muitíssimo ao nosso querido “rafeirola”, que nos recebia sempre tão calorosamente, mesmo que tivessemos acabado de sair de ao pé dele! É assim, gordinho, lustroso, e saudável, como nesta fotografia – aliás tirada pela também tristíssima Cãomadrinha dele – e alegre, brincalhão, e FELIZ que queremos, e que vamos, recordá-lo sempre – e é este, o nosso queridíssimo QUINZINHO FERNANDO, que permanece vivo, nos nossos, e na Alma de Cão deste, que foi, e É, o seu LAR! Até sempre, Rafeirinho lindo do nosso coração! – A Equipa do P.T.N.